ESTUDO 1 – 2020 | SELAGEM HORIZONTAL

Dando início a uma série de estudos que serão realizados durante 2020, o primeiro a ser proposto consiste em testar uma nova alternativa de selagem de vaso sanitário, utilizando uma saída horizontal.

De acordo com a IT 09/2018 – Compartimentação horizontal e compartimentação vertical -, os tubos plásticos de diâmetro interno superior à 40mm devem receber selagem corta-fogo. Assim, a saída do vaso sanitário, que possui geralmente 100mm, se encaixa nesta regra.

No entanto, conforme o modelo de saída de tubos tradicional – vertical -, são necessárias inúmeras selagens. Sendo assim, a proposta do Fórum da Inovação, em parceria com a AthivaBrasil, é contruir uma alvenaria mais fina (com cerca de 7cm) e, atrás, instalar as tubulações, que irão sair de forma horizontal, acarretando a diminuição do número de selagens.

Os ensaios acontecerão no Laboratório de Segurança Contra Incêndio, do itt Performance, na Unisinos, e ao longo deste processo, muitas outras questões deverão ser levantadas, especialmente as relacionadas à ligação deste tipo de saída com o shaft.


05 de Junho de 2020